24/05/2022

Microscópios para Estudantes, qual devo comprar?


Compartilhe:

Microscópios para Estudantes, qual devo comprar?

O Microscópio é um instrumento óptico, isto é, utiliza de lentes e fontes de luz para amplificar uma amostra de interesse. São muitos os tipos, e temos um artigo dedicado para cada especificidade. (Os artigos relacionados estão no final desse texto).

O objetivo dos diferentes graus de conhecimento para o mundo didático, faz com quem diferentes opções de microscópios sejam recomendados para diferentes estudantes, dependendo da área de atuação, se é ensino básico ou universitário, área da saúde, etc.

Abaixo destacamos e discorremos brevemente os tipos de microscópio que nós da Laborana – Equipamentos Científicos recomendamos para cada público e cada área de interesse.

Primeiro sobre o microscópio biológico:

O microscópio biológico é o tipo mais convencional de microscópio óptico, é recomendado para diversos tipos de usos e vai de modelos mais básicos até modelos mais sofisticados e profissionais. (Entenda nesse artigo o que define um microscópio de uso profissional).

Microscope Laboratory - USA

Microscópios Biológicos:

Microscópio Monocular – Básico, acessível e de fácil utilização.

Para estudantes de ensino fundamental, ou ensino médio. Normalmente é sugerido o modelo monocular, que é o tipo mais básico. (entenda nesse artigo a diferença entre monocular, binocular e trinocular). A vantagem desse tipo de modelo monocular é a simplicidade de uso, bem como o valor mais acessível. Apenas um olho é utilizado para as análises o que pode ser mais indicado para um público menos experiente, tópico que discorremos mais a fundo nesse artigo específico sobre o modelo monocular. Em síntese é um modelo que embora seja mais simples, também requer menos habilidade para o seu uso, o que pode ser vantajoso para estudantes, o ponto negativo é a limitação de acessórios e da óptica em comparação aos modelos mais avançados que serão discutidos nos tópicos a seguir.

Microscópio Binocular – Modelo intermediário com duas oculares em seu cabeçote.

O microscópio binocular, por sua vez, é o tipo mais frequente em qualquer laboratório atualmente, faz-se, porém, necessária a utilização da dioptria óptica. Técnica empregada na convergência da imagens obtidas por ambos os olhos em uma única imagem. De modo análogo à um binóculo, esse modelo é mais sofisticado que o tipo monocular. Mesmo assim, existem microscópios binoculares extremamente básicos, que são basicamente modelos monoculares, mas com cabeçote de duas oculares, até modelos mais profissionais. Onde se é possível fazer importante incrementos de acessórios avançados, permitindo diversos tipos de análises mais complexas. Tais acessórios que incrementam a utilização de um microscópio binocular, (dessa vez para uso mais profissional) são como exemplos: Campo escuro, constraste de fase, que podem ser colocados como anexos ao conjunto óptico primário, ou podem ser itens já embutidos ao próprio microscópio, como sistema de correção de óptica infinita, objetivas planacromáticas, dentre outros acessórios, anexos ou primários. Tal modelo, sobretudo, com óptica infinita e objetivas planas, são recomendados para nível superior, citologia, patologia e estudos gerais biológicos mais aprofundados.  

Microscópio Trinocular – Modelo permite interface de agregamento digital

O microscópio trinocular, difere do modelo binocular, apenas pela presença de um terceiro tubo no topo do cabeçote. Tal acessório confere a possibilidade de acoplar uma câmera, o que discorremos mais detalhadamente sobre essas vantagem nesse artigo dedicado:

É indicado para professores utilizarem em sala de aula e permitir que a imagem gerada no microscópio seja disponibilizada à todos os alunos, através de uma TV, Datashow, ou computador. Ainda através de um software para microscopia, recursos avançados analíticos e de pesquisa científica, tais como edição, medição, legendas, banco de dados, laudos, publicações, etc, são possíveis. O que é de grande valia para instituições universitárias que primem por tecnologia e recursos mais avançados, além de democratizar a experiência pessoal do professor à vista de todos os alunos, a partir da integração visual digitalizada.

Microscópio Estereoscópio, ou microscópio lupa, estereomicroscópio.

Esse tipo de microscópio com zoom, conta apenas com uma objetiva com zoom, é indicado para outras aplicações mais macro. As quais não necessitem um preparo prévio de uma dada amostra. Discorremos com maiores detalhes, nesse artigo, sobre os usos e aplicações do microscópio estereoscópico.

Entre em contato com a Laborana – Excelência em Microscopia Óptica. Utilizaremos nossos 35 anos de experiência com microscopia, oferecendo os melhores microscópios, com a melhor relação custo-benefício do mercado.

São inúmeros clientes satisfeitos por todo o Brasil, clique aqui e conheça alguns de nossos clientes. Oferecemos consultoria técnica individualizada para atender a área de didática e ensino. Universidades, colégios e muitos outros profissionais. Solicite a sua proposta comercial e adquira a excelência em microscopia óptica.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.

Artigos Relacionados:

O Microscópio Digital - O que ele é?

Microscópio Laborana – Excelência em Qualidade Óptica

Microscópio: monocular, binocular e trinocular, saiba quais são as diferenças

Inovação tecnológica nos microscópios ópticos e suas aplicações