03/01/2020

O Advento da Câmera e seu Impacto na Microscopia Óptica


Compartilhe:

Como o microscópio com câmera alterou a experiência das análises e auxiliou a democratizar o conhecimento?

Anterior ao advento das câmeras para microscópio, os bancos de dados de imagens estavam restritos à uma “aristocracia” científica, de altíssimo custo, poucos tinham o oligopólio das ciências, alguns centros científicos e universitários internacionais com custos operacionais de ordem colossal detinham o conhecimento. Tudo mudou com a chegada do microscópio trinocular, o novo tubo no cabeçote do microscópio possibilitou que o que poucos tinham o privilégio de enxergar, fosse visualmente espalhado e disseminado. Agora já era possível ter um banco de dados, para termos de comparação científica, recorrer a fotos, editar cores, colocar legendas e até mesmo realizar medições micrométricas com o auxílio de softwares. O microscópio trinocular com câmera, foi a quebra de um paradigma nas informações. Isso fez a ciência e os processos industriais caminharem a passos largos.

Por que a câmera para microscópio facilitou tanto a ciência e os processos?

Imagine agora, por um instante, uma amostra viva, é necessária muita atenção à observar sob o microscópio, um segundo de distração ou simplesmente estar olhando no lugar errado da imagem e pronto, se perde um momento muito valioso. Com a câmera para microscópio, isso já não era mais problema, qualquer dúvida era só recorrer, calmamente, ao documentado. Tal dinâmica também se provou útil aos processos industriais, permitindo que matérias primas fossem avaliadas, reavaliadas e auditadas, permitindo assim, a excelência dos materiais utilizados.

A microscopia óptica do século XXI:

O microscópio óptico atual, seja ele microscópio biológico, microscópio metalográfico, microscópio estereoscópico, ou outro, se conecta a uma interface digital, computador e microscópio em harmonia, geram uma experiência interativa altamente produtiva. Por meio do software e da captação pela câmera para microscópio, todo detalhe é indelevelmente preservado, as análises estão todas agora a apenas um clique do mouse, o microscópio óptico do novo século, é um sistema totalmente interativo.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.