17/08/2021

Microscópio: monocular, binocular e trinocular, saiba quais são as diferenças


Compartilhe:

Definições de microscópio de acordo com o número de lentes oculares em seu cabeçote.

Quando se fala em microscópio monocular, microscópio binocular ou microscópio trinocular, quer dizer que tais categorias dizem a respeito do número de lentes oculares presente no cabeçote do equipamento. Desta forma:

Microscópio monocular: O Microscópio monocular é o tipo mais simples, porém muito efetivo, indicado para usuários de entrada e estudantes, ele permite o uso sem a preocupação de dioptria, (conversão de duas imagens em uma, recurso que exige mais habilidade do usuário). Aliás, houve o tempo em que o microscópio biológico monocular era utilizado pelos maiores cientistas do nosso planeta, contudo a tecnologia avançou e os microscópios de rotina e pesquisa com o tempo se transformaram em modelos mais avançados, conforme vamos descrever abaixo.

Microscópio binocular: Esse modelo como o nome sugere, parece com um binóculo, há duas lentes onde os olhos do usuário descansam para obter uma imagem a partir de duas lentes. Esse modelo é hoje em dia padrão em laboratórios de rotina, devido ao maior conforto e ergonomia, além disso os modelos binoculares já possuem configurações muito mais avançadas e portanto atingem um público mais profissional atualmente, pessoas que buscam qualidade para análises precisas. Como elementos de óptica infinita, objetivas planas e muitas outras configurações que os modelos monoculares não permitem.

 Microscópio trinocular: O modelo trinocular por sua vez, apenas difere do binocular na presença de mais um tubo central no cabeçote, assim é possível acoplar uma câmera, tirar fotos e fazer vídeos, ou usar softwares dedicados para microscopia, onde se pode elaborar laudos, fazer publicações, banco de dados, edições, medições e multi-visão o que pode ser um recurso útil para a área didática também.

Microscópio com câmera: Essa categoria, nada mais é do que um microscópio trinocular. Com uma câmera, um tablet ou um monitor posicionado acima. Mais detalhes clique aqui.

 

Você encontra todos os modelos de microscópios no nosso site, a Laborana - Equipamentos Científicos é uma empresa que atua há mais 35 anos no ramo de microscopia óptica, e nosso lema é qualidade óptica e custo-benefício. Dispomos de consultoria técnica especializada para oferecer os equipamentos mais adequados, nos contate e descubra porque temos milhares de clientes satisfeitos no Brasil e no exterior. Solicite seu orçamento.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.