12/08/2021

O Microscópio Óptico


Compartilhe:

O que é microscopia óptica ou microscópio óptico?

A microscopia óptica (microscópio óptico) é uma técnica empregada para visualizar de perto uma amostra através da ampliação de uma lente com luz visível. Esta é a forma tradicional de microscopia, que foi inventada antes do século 18 e  é amplamente utilizada até hoje.

Um microscópio óptico, também conhecido como microscópio de luz, usa uma ou uma série de lentes para ampliar imagens de pequenas amostras com luz visível. As lentes são colocadas entre a amostra e o olho do observador para ampliar a imagem para que possa ser examinada com mais detalhes.

Tipificação dos microscópios ópticos

Existem muitos tipos de microscópios ópticos. Eles podem variar de um design muito básico a uma alta complexidade que oferece maior resolução e contraste. Alguns dos tipos de microscópios ópticos incluem o seguinte:

Microscópio simples: uma única lente para ampliar a imagem da amostra, semelhante a uma lupa. Normalmente empregado em modelos mais básicos, como microscópio monocular ou modelos de microscópio binocular, mais simples.

Microscópio composto: uma série de lentes para ampliar a imagem da amostra para uma resolução mais alta, mais comumente usado na pesquisa moderna. São mais sofisticados e são comercialmente categorizados, como microscópio profissional, ou microscópio óptico profissional.

Microscópio digital: pode ter lentes simples ou compostas, mas usa um computador para visualizar a imagem sem a necessidade de uma ocular para visualizar a amostra. Nessa categoria é comum um software que faça a interface entre o microscópio óptico e o dispositivo, entenda detalhadamente sobre esse recurso, acessando o link para o nosso artigo de microscopia digital, câmera e software.

Microscópio estereoscópico ou estereomicroscópio: fornece uma imagem estereoscópica, a partir de uma única objetiva, normalmente com zoom, é utilizado para amostras mais "macro" sem a necessidade de preparação prévia de uma amostra, entenda em detalhes clicando aqui.

Microscópio invertido: visualiza a amostra por baixo, o que é útil para examinar culturas de células que exijam micromanipulação. Saiba mais sobre esse tópico aqui.

Outros tipos de microscópios ópticos incluem microscópios petrográficos, de polarização, de contraste de fase, epifluorescência, imunofluorescencia, metalográficos e confocal.

Aplicações de acessórios ópticos e digitais.

Um microscópio óptico pode gerar uma micrografia (captura em foto) usando câmeras fotossensíveis padrão. Hoje o padrão é a utilização de um software que permite inúmeras possibilidades ao usuário, como banco de dados, elaboração de laudos, publicações e relatórios, comparação de imagens, legendas, pontos de interesse, medições, contagem, entre outros recursos, nós da Laborana ®dispomos de treinamento para capacitação profissional nesses softwares, com certificado emitido por professor qualificado.

Os desenvolvimentos tecnológicos agora permitem que imagens digitais sejam obtidas com câmeras CMOS ou CCD para microscópios ópticos. Como resultado, a imagem pode ser projetada em uma tela de computador em tempo real para examinar uma amostra com esses microscópios digitais. Isso aumenta a conveniência de uso.

O poder de ampliação de um microscópio óptico composto depende da ocular e das lentes objetivas. É igual ao produto dos poderes dessas lentes (por exemplo, para lentes oculares de 10x e lentes objetivas de 100x usadas juntas, a ampliação final é de 1000x).

Operação, aplicações e limitações

Para usar um microscópio óptico com eficácia, é importante garantir que o microscópio esteja configurado corretamente.

A lente objetiva deve ser aproximada da amostra do estudo para permitir a luz dentro do tubo do microscópio. Isso cria uma imagem ampliada e invertida da amostra, que pode ser vista através da ocular do microscópio.

São duas principais categorias da microscopia óptica. Microscópio Biológico destinado à biologia em geral, e os microscópios de materiais, como o microscópio metalográfico e petrográfico, utilizado por industrias.

A microscopia óptica é comumente usada em muitas áreas de pesquisa, incluindo microbiologia, microeletrônica, nanofísica, controle de qualidade industrial, análises clínicas, zoologia, botânica, grafologia, embriologia, biotecnologia e pesquisa farmacêutica, dentre outras aplicações que necessitem de aumento óptico.Existem alguns casos em que a microscopia óptica não é adequada para a tarefa em questão devido às limitações da técnica.

Quando as limitações da microscopia óptica são significativas, tipos alternativos de microscopia podem ser mais úteis. Embora sejam uma categoria de microscopia muito diferente e de um mercado extremamente caro, o qual, apenas algumas poucas universidades e centros de pesquisa podem conseguir, no caso o microscópio eletrônico de varredura e o microscópio eletrônico de transmissão.

Comprar um microscópio óptico:

Devido às inúmeras configurações e aplicações de microscópio óptico, bem como o valor do investimento, que normalmente não é baixo, uma equipe de consultoria técnica pode ajudar a comprar um instrumento correto e ajudar para que a metodologia do usuário possa ser feito com um microscópio compátivel. Nós da Laborana®Equipamentos Científicos, estamos no mercado de microscopia óptica há mais de 35 anos e estamos aptos à oferecer os instrumentos com todo o respaldo técnico, treinamento e orientações de uso. Conte conosco e solicite o seu orçamento.

Escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.