19/05/2022

O Microscópio Digital - O que ele é?


Compartilhe:

O que é o Microscópio Digital?

Definição:

O microscópio digital é um tipo de instrumento óptico que permita fazer uma interface entre as imagens obtidas de forma óptica, por intermédio das lentes, partes mecânicas e fontes de luz. (Saiba mais sobre o funcionamento do microscópio óptico, nesse artigo.) e uma forma de tecnologia, denominada digital.

Através dessa conexão os dados e imagens são obtidos digitalmente, isto é: O microscópio digital deve, obrigatoriamente, ser capaz de gerar imagens ou ainda permitir recursos digitais tecnológicos, como por exemplo, a utilização de um software. Seja ele apenas para uma eventual captura e duplicação de tela, ou recursos mais avançados, como para edição, medição, elaboração de bancos de dados, laudos, comparativos, publicações e outras funções sofisticadas.

Tipos de Microscópio Digital:

Atualmente, se dispõe de variados tipos de Microscópio Digital, alguns serão elencados abaixo e suas funções e utilizações serão comentadas.

Microscópio com Câmera

Microscópio de tipo trinocular, com uma câmera acoplada, permite a utilização de um software para sua utilização, ou pode ser apenas para uma captura de imagens. (Saiba tudo sobre o microscópio com câmera nesse artigo). É o tipo de microscópio digital mais profissional que se possa ter acesso, pelo conjunto óptico e a qualidade das partes empregadas na sua montagem. Utilizado para salas de aula, pesquisas científicas, geração de laudos e publicações, medições, controle de qualidade industrial e diversos outros recursos que necessitem o uso de uma câmera para microscopia.

Microscópio com tablet

Tal sistema funciona também com uma câmera, só que essa câmera diferentemente do microscópio com câmera convencional, é uma câmera wi-fi.
O sistema tem o seguinte funcionamento; uma vez que a câmera é conectada ao tubo trinocular de um microscópio óptico, as imagens são geradas e transmitidas ao tablet a partir da conexão wi-fi. O Tablet através de um software, normalmente em um sistema android, acessa tais informações as quais as imagens do microscópio são disponibilizadas, para todos os recursos avançados comentados no tópico anterior. A vantagem desse sistema é a mobilidade da tela, onde pode ser portada para qualquer lugar, auxiliando em escolas, apresentações ou facilitando o acesso à qualquer membro de uma equipe envolvida em um projeto de análise.

Digital Zoom Inspection Stereo Zoom Microscope with Tablet Camera

Microscópio com Monitor (Tela)

Esse modelo é mais simples que os demais, mas dependendo da intenção de seu uso, esse modelo pode ser o mais indicado. A partir de uma câmera embutida, o microscópio óptico duplica as imagens do seu sistema óptico para um monitor, estrategicamente posicionado acima do microscópio, assim pode se ter uma imagem ampla da análise em questão, facilitando a visualização por parte uma turma de estudos, uma equipe técnica, democratizando e permitindo cooperação dos envolvidos.

China Bestscope Blm1-240 LCD Digital Biological Microscope Video Microscope  with 11.7 Inch Screen - China Digital Microscope, LCD Microscope

Microscópio Digital USB

Esse tipo de “microscópio” é um tipo diferente de microscópio, por definição não pode ser denominado como um microscópio verdadeiro, já que funciona mais como uma câmera digital de captura, com aumentos digitais e não ópticos. Resumidamente são tipos de microscópios que não tem um sistema óptico convencional, são mais propensos a aberrações crômicas e as imagens geradas são menos fidedignas, mas podem ser utilizados eventualmente, não são indicados para uso profissional, devida a baixa qualidade é recomendado mais para hobbies e estudos menos qualificados.

TOOLCRAFT USB microscope 2 MP Digital zoom (max.): 200 x | Conrad.com

Onde comprar um microscópio digital?

A Laborana ® - Equipamentos Científicos é uma tradicional empresa do ramo de microscopia óptica, seguindo as tendências globais de tecnologia, oferecemos o que há de melhor de mercado de câmeras para microscópios e outras soluções digitais. Nossos equipamentos são individualmente testados com o mais rígido controle de qualidade óptico para atender os mais exigentes profissionais que buscam excelência óptica e ótima relação custo-benefício.

Conheça os nossos preços e peça a sua proposta comercial, por um dos nossos canais. Oferecemos consultoria técnica de vendas com profissionais experientes.

Expertise técnica e treinamento em microscópios, encontre a solução que você e seu laboratório buscam com uma empresa de mais 35 anos de mercado. Laborana – Equipamentos Científicos. Excelência em Microscopia Óptica.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.