11/08/2021

O Microscópio de Contraste de Fase, o que ele é e para que ele serve?


Compartilhe:

Conceito:

De forma geral, a fase da luz de um microscópio pode ser alterada, ocasionando um contraste maior e facilitando a sua melhor visualização em um microscópio. Através de algumas mudanças de fase da luz é possível criar um contraste otimizado. Tais microscópios apresentam a luz direcionada para um específico ponto, criando ângulos que possam difratar a amostra ou retardar a luz, (alterando-se a fase luminosa) ocasionando aumento de contraste.

A vantagem dessa metodologia científica é observar um espécime sem precisar usar uma coloração.

A fixação das amostras biológicas na microscopia tradicional, causa a morte das células. O que é possível observar as amostras no instante que foram fixadas, mas não se consegue observar as amostras vivas. O microscópio de contraste de fase é utilizado para analisar e observar o intercurso biológico das células vivas, onde as células não são fixadas nas lâminas de analise.

Na microscopia de campo claro comum, analisar células vivas pode ser mais complicado pela falta de contraste. A utilização do contraste de fase se dá por não necessitar corar as células, mas mesmo assim proporcionar a visualização detalhada da amostra.

O microscópio de contraste de fase segue a mesma estrutura básica do microscópio óptico convencional, com a diferença de um diafragma anular próximo ao condensador. Entre as lentes, objetivas e oculares, tem uma placa de difração que serve para receber a luz que é difratada.

Configuração e Acessórios:

Para tal metodologia é necessário um diafragma de formato anular, uma placa de refração e objetivas especializadas para contraste de fase. Pode ser um microscópio próprio para contraste fase, bem como um microscópio de campo claro onde se pode, posteriormente, adquirir um kit acessório para contraste de fase. Isso depende da avaliação do pesquisador.

Aplicação:

O contraste de fase é utilizado para analise de diversos tipos de amostra, como espécimes transparentes, células vivas, microorganismos, tecido, petrografia, matérias primas translúcidas e transparentes, partes subcelulares de uma célula, dentre outras aplicações as quais não é possível a observação em campo claro.

Usado amplamente na comunidade científica e laboratórios de rotina existem tipos de amostras que podem apenas ser vistas de forma correta com essa metodologia.

Exemplo:

Laborana – Equipamentos Científicos com 35 anos de tradição empresarial oferece consultoria técnica de vendas, com profissionais especializados em microscopia.

Confira aqui nossa linha de microscópios e constrate de fase:

https://laborana.com.br/microscopios-laborana

https://laborana.com.br/contraste-de-fase-completo.-1913

Escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.