16/07/2019

O Estereomicroscópio e suas aplicações


Compartilhe:

Estereomicroscópio, Microscópio Estereoscópio ou Estereoscópico, Microscópio Lupa ou ainda Estereo Zoom Microscópio, são diferentes denominações para um único tipo de microscópio.

Contando com apenas uma objetiva, o Microscópio Estereoscópio se difere dos microscópios ópticos convencionais pela aplicabilidade de aumento por zoom nas amostras, realizado tanto pela rotação da lente objetiva como pelo regulador do aumento macrométrico.

Um Estereomicroscópio conta com diversas vantagens, como permitir a visualização em 3D  de uma amostra. É estimado que ao menos 95% das aplicações estereomicroscópicas utilizadas são de aumentos menores à 50x. Os seus usos são, ensino, embriologia, grafologia, entomologia (insetos), artrópodes, cristais, plantas, fungos, circuitos, placas, metais, indústria têxtil, alimentícia, metalografia e controle de qualidade e outros.

Existem diversos tipos de Microscópios estereoscópicos, os quais, aliados à certos acessórios como lentes suplementares e objetivas de maior aumento, podem atingir até 180x. O seu uso é simples porque não necessita de preparo prévio da amostra como no caso do microscópio óptico tradicional, o que precisa que a amostra esteja em uma lâmina. Isso permite uma liberdade maior em visualizar e propicia uma rapidez maior na análise. Sendo assim, é possível direcionar diretamente sob o microscópio lupa, uma folha para analisar os pulgões, um pedaço de tecido, uma placa de petri com água e potencialmente protozoários, insetos, metais, etc.

Os modelos trinoculares, (aqueles que tem uma conexão extra no cabeçote binocular), permitem o uso de câmeras para microscopia, para captura, edição, banco de dados, laudos e medição.Com o uso de um computador, é possível acompanhar as análises em tempo real, gravar vídeos, tirar fotos e preparar apresentações, aulas e laudos de forma intuitiva e simples.

Quanto ao foco, quando visualizado um objeto sólido ou opaco, utiliza-se apenas a luz incidente, (luz superior). Para objetos translúcidos ou transparentes, é possível utilizar também a luz transmitida, (luz inferior). A maioria dos estereomicroscópios utiliza apenas a luz incidente.  

 

Escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.