25/05/2022

Microscópio para Indústria – Para que ele serve? Quais são as suas aplicações? Diretrizes para uma boa compra.


Compartilhe:

Microscópio para Indústria – Para que ele serve? Quais são as suas aplicações? Diretrizes para uma boa compra.

Definições:

O Microscópio para indústria, também chamado de microscópio industrial ou ainda microscópio para controle de qualidade é um tipo de microscópio óptico que garante a excelência dos processos, materiais empregados e objetos finalizados.  O Microscópio para indústria faz parte de uma subdivisão muito relevante da microscopia óptica, pois garante a qualidade de bens de consumo e bens duráveis, melhora a qualidade final e dessa forma garante a economia de matéria-prima.

O microscópio para indústria, por fazer o controle de qualidade industrial, também confere a empresa ou a indústria fabricante se adequar às normas técnicas e por isso é tão usado e buscado. As indústrias aderem aos processos de controle de qualidade, com o uso de microscópio, por vários motivos dentre eles destacam-se:

  • Maior economia de matéria-prima
  • Adequação às normas técnicas vigentes
  • Garantia de qualidade do produto finalizado
  • Registro de dados para termos comparativos
  • Maior credibilidade e retorno mercadológico

Microscópio para Indústria - Tipos de microscópios utilizados no controle de qualidade industrial

Falando do ramo de materiais não biológicos, os microscópios mais amplamente utilizados no controle de qualidade industrial são o Microscópio Metalográfico e Microscópio Petrográfico de Sistema Polarizado. Tais equipamentos serão comentados brevemente, mas existem artigos dedicados para tais modelos no nosso blog.

Microscópio Metalográfico

50X-1000X Metallurgical Microscope, Trinocular, Halogen Light, Bright Field  | Boli Optics Microscope Store

O microscópio metalográfico, também denominado, microscópio metalúrgico ou ainda microscópio de materiais é um tipo de microscópios dedicado às análises metalográficas, industriais ou para pesquisa científica. Pode ser vertical (convencional) ou invertido e permite que metais, plásticos, tintas e diversas outras amostras não biológicas sejam analisadas.

Microscópio Polarizado

Motic BA310POL | Polarizing Light Microscope for Sale – Microscope Central

O microscópio polarizado possui diversas denominações, dentre as quais incluem microscópio petrográfico, microscópio com luz polarizada e outras variações. Normalmente é composto de um microscópio com iluminação refletida, ou refletida e transmitida (com a presença de um sistema de epi-iluminação). Você pode entender melhor sobre o microscópio petrográfico de polarização ou sobre as fontes de luz de um microscópio acessando os links dos artigos dedicados a esses temas. O Microscópio com sistema de luz polarizada é basicamente um modelo biológico, com uma platina giratória e equipado por um sistema dedicado para análise de luz polarizada (polarização). Indicado para amostras birrefringentes, isto é que causem refração luminosa. Tal tecnologia empregada nesse sistema permite a partir do sistema óptico que a luz seja filtrada, permitindo a visualização da amostra. É uma técnica utilizada para cristais, sejam orgânicos ou não orgânicos como açucares, metais, tintas, plásticos, esmaltes e outros componentes.

Microscópio Biológico

High-end biological microscope, MOTIC BA-310 and BA-310 Digital series -  LabMaterials by Blanc-Labo SA

Normalmente o microscópio biológico é mais utilizado em fabricantes de alimentos, para identificar certos contaminantes. Esse tipo de microscópio é amplamente utilizado em outras áreas, como análises clínicas, patologia, uso didático e diversos outros, mas encontra o nicho das empresas de alimentos como aliado ao controle de qualidade industrial.

Microscópio Estereoscópico

Motic SMZ-168T-LED Stereo Microscopes - Type (Microscopes): Stereo, Body  Style: Trinocular, Illumination Type: LED | TEquipment

Microscópio Estereoscópico, Estereomicroscópio, ou Lupa Microscópio é um tipo de microscópio que tem como função o trabalho em amostras tridimensionais, que sejam mais “macro”. É um tipo de microscópio composto por uma única objetiva, normalmente com zoom, pode possuir luz transmitida ou refletida. Indicado para aumentos menores, mas não necessita de preparo prévio das amostras (como o uso de lâminas de microscopia) o objeto a ser analisado pode ser posicionado na mesa, ou platina e ser analisado. Seu uso inclui eletrônica, metais e ligas metálicas, análises de qualidade de água (protozoários, etc.) indústria têxtil e diversas outras aplicações industriais.

Microscópio com câmera

High-end biological microscope, BA-210 and BA-210 Digital - Labbox Export

Em uma indústria é de suma importância os registros, laudos e relatórios para servir como parâmetros de análise, isso, por si só, já explica a alta demanda das câmeras para microscopia no controle de qualidade industrial. Contudo, os softwares atuais, sofisticados para apontar pontos de interesse, medições e diversas outras funções avançadas das análises industriais são peça-chave atualmente para um processo industrial de controle de qualidade de excelência. Entenda mais sobre o software e o microscópio com câmera, clicando aqui.

Aplicações

Nota-se que os microscópios para controle de qualidade industrial, são verdadeiros aliados, que trazem diversos benefícios às indústrias de diversos ramos de atividade tais como:

  • Indústria Têxtil
  • Automobilística
  • Metais
  • Farmacêuticas
  • Alimentos e bebidas
  • Cosméticos
  • Plásticos

Onde comprar e qual modelo devo adquirir?

Esse tópico é muito importante, pois o investimento é relevante e os equipamentos devem ser bastante específicos, dependendo do tipo da análise. Desta forma, a consultoria técnica de vendas, contando com experiência e confiança deve ser levado em consideração. A relação custo-benefício deve ser o norte para a aquisição. Nós da Laborana – Equipamentos Científicos apresentamos soluções em todos os passos de uma aquisição de um instrumento óptico, consultoria técnica inicial, treinamento inloco e pós venda. São 35 anos de tradição empresarial na área de microscopia óptica que são utilizados com o intuito de auxiliar os melhores laboratórios do Brasil, acesse aqui e conheça alguns de nossos clientes.

Solicite uma proposta comercial e permita que os seus processos sejam impecáveis, trazendo economia e otimizando o trabalho como um todo.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.

 

Artigos Relacionados

O Estereomicroscópio e suas aplicações

Fontes de Luz no Microscópio, entenda tudo sobre o assunto:

O Porquê do Investimento em um Instrumento de Qualidade e Tecnologia.

Diferenças entre um Microscópio Biológico e um Microscópio Metalográfico

Qual o Microscópio com melhor custo-benefício do mercado?