10/08/2021

O Microscópio Metalográfico e Suas Aplicações


Compartilhe:

Microscópio Metalográfico

Definições

O microscópio metalográfico às vezes é chamado de microscópio para materiais industriais ou microscópio para metalografia e é um tipo de microscópio destinado principalmente para controle de qualidade.  Estão disponíveis nas formas de um microscópio metalográfico vertical (primeira imagem), e microscópio metalográfico invertido (segunda imagem) que conta com um suporte de haste para visualização de amostras de maior tamanho. Microscópios metalográficos verticais são usados para visualizar as amostras que cabem na mesa do microscópio. Já no caso do microscópio metalográfico invertido ele é  usado para visualizar peças maiores, já que as lentes objetivas estão localizadas abaixo da platina e permitem a colocação de peças mecânicas pesadas diretamente na platina acima das objetivas. Um microscópio metalográfico invertido é usado com um pouco mais de distância de trabalho do que o que um microscópio metalográfico vertical fornece.

Categorias

Os microscópios metalográfico podem ser semelhantes aos microscópios biológicos compostos, mas diferem de várias maneiras. O uso de um microscópio metalográfico permite ao usuário visualizar amostras em alta ampliação (até 500x e 1000x), sem nenhuma luz passando pela amostra da maneira como uma amostra biológica é vista. Microscópios estéreocópio (Estereomicroscópio ou lupa) são outra opção quando a iluminação refletida é necessária; no entanto, os microscópios metalográficos fornecem uma resolução (e ampliação) muito maior do que um microscópio estereoscópico fornece.

Quais são algumas características de um microscópio metalográfico?

Os microscópios metalográficos têm várias características únicas que nem sempre são encontradas em um microscópio biológico ou estereoscópico como elencados abaixo:

  • Polarização
  • Contraste de interferência diferencial
  • Ampliação de alta potência e alta resolução com iluminação de luz refletida
  • Opções de campo claro e campo escuro
  • Iluminação refletida (e às vezes também transmitida)

Alguns dos tipos de amostras que um usuário pode observar com um microscópio metalográfico incluem peças de metal, fibra de vidro, falhas de fabricação industrial de materiais, fibra de carbono, plásticos, concreto, dentre outros.

 

Tipos de microscópios metalográficos.

Você encontrará vários tipos de microscópios metalográficos. A primeira variação será com iluminação - o microscópio metalográfico tem apenas iluminação refletida ou também tem iluminação refletida e transmitida?

Você precisará visualizar as partículas que permitem que a luz passe por elas? Nesse caso, você provavelmente desejará iluminação refletida e transmitida. A próxima variação será nos tipos de lentes objetivas. Alguns microscópios metalográficos são criados apenas para microscopia de campo claro, enquanto outros também permitem a microscopia de campo escuro. Pense também nos tipos de amostras que você precisa colocar no microscópio. Eles são pequenos em tamanho e cabem na palma da sua mão?

Nesse caso, um microscópio metalográfico vertical atenderá às suas necessidades. Se você precisar examinar peças grandes de automóveis ou outro tipo de amostra grande, um microscópio metalográfico invertido funcionará melhor para você. Entre em contato com a Laborana - Equipamentos Científicos®  em caso de dúvidas sobre o tipo de microscópio metalográfico mais adequado para sua aplicação.

Porquê a Laborana - Equipamentos Científicos

Durante 35 anos, nos tornamos os maiores especialistas em microscopia, oferecendo qualidade e custo-benefício com um processo descomplicado e eficaz.

Dispomos de consultoria técnica completa de vendas, analisando cada caso individualmente, para cortes em alguns tipos de amostra, se faz necessário um micrótomo de aplicação industrial, o qual, estamos aptos à fornecer.

Um treinamento com certificação formal é oferecido para a capacitação profissional, focado na excelência dos processos envolvidos no controle de qualidade. São milhares de clientes satisfeitos, clique aqui e confira em nossos clientes.

Conte conosco, solicite seu orçamento.

Conheça nossa linha de Microscópios Metalográficos e Equipamentos Metalográficos:

https://laborana.com.br/microscopios-laborana/microscopio-metalografico

https://laborana.com.br/metalografia

Escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.