13/02/2022

Microscópio Polarizado, Microscópio Petrográfico, Microscópio com Sistema de Polarização, o que é? E onde comprar?


Compartilhe:

Microscópio Polarizado, Microscópio Petrográfico, Microscópio com Sistema de Polarização, o que é? E onde comprar?

Um microscópio petrográfico ou polarizado é a escolha ideal para materiais birrefringentes, que possuem diferenças de refração mensuráveis determinadas pela direção de observação. Isto é, objetos que, sendo mais simplista, se comportam como cristais em relação a uma fonte de luz.

Esses objetos e substâncias anisotrópicas podem ser estudados sob um sistema polarizado, o que aumenta a qualidade do contraste da imagem mais do que outras técnicas de observação, como iluminação de campo escuro ou claro, fluorescência e contraste de fase. É uma modalidade que teoricamente faz parte de um subtipo de microscópio biológico, embora tenha uma categoria separada, já que a sua aplicação se dá para elementos biológicos, bem como para outros materiais de origem mineral.

O que é um microscópio com sistema de polarização ou petrográfico?

Um microscópio petrográfico é geralmente um microscópio composto e modificado, embora os microscópios estereoscópicos também possam ser alterados para atingir a polarização. Clique aqui e saiba mais sobre estereomicroscópio.

O microscópio petrográfico se diferencia de outros por conter, um sistema de lentes ou lentes e filtros de polarização, que tem por objetivo primário “normalizar” a refração das luzes provenientes da amostra, e uma mesa, ou platina giratória, ao invés do sistema de eixo x,y (charriot tradicional) de um microscópio convencional.

Um polarizador só permite que certas ondas de luz ou vibrações passem por ele. Outro componente que integra o sistema é chamado de analisador de polarização, que é um segundo polarizador localizado acima da amostra, determina a quantidade e a direção da luz que ilumina uma amostra.

De maneira geral e resumida, o polarizador concentra os diferentes comprimentos de onda e vibrações da luz em um único plano.A relação do polarizador e analisador, além dos possíveis filtros adicionados, determina a quantidade de luz absorvida, refletida, refratada e/ou transmitida pelo microscópio.

Um microscópio petrográfico polarizado pode empregar luz transmitida e refletida.

A luz transmitida refere-se à luz difundida por baixo da amostra. Esta luz é muitas vezes passada através de um condensador, o que permite ao usuário ver uma imagem ampliada e contrastada.

A luz refletida, às vezes chamada de luz epi (que provém de um epi-iluminador) ou incidente, é mais adequada para amostras opacas, como metais, ligas e outros minerais de estrutura diferente, bem como derivados de petróleo, tintas, plásticos, etc.

 

Para que o microscópio polarizado ou petrográfico serve? Para que ele é indicado?

A microscopia polarizada é usada principalmente no campo da geologia ou petrografia para o estudo de rochas e minerais, mas tem muitas outras aplicações.Campos científicos adicionais que se beneficiam da polarização incluem medicina, química, biologia e metalografia.

Os materiais que podem ser examinados ao microscópio polarizado incluem minerais, cerâmicas, polímeros, madeira, ureia e numerosos espécimes opacos e/ou “espessos”.

Substâncias/amostras comuns, tanto de fibras naturais quanto sintéticas, exibem propriedades birrefringentes e "iluminam" entre filtros polares cruzados.

As técnicas de polarização permitem aos pesquisadores obter informações sobre absorção de cor, estrutura, composição, refração da luz e outras propriedades de substâncias isotrópicas e anisotrópicas.

Fundamentalmente a Anisotropia é a condição de uma dado material o qual as propriedades físicas variam dependendo da direção em que são medidas. Ao contrário da isotropia que são as propriedades iguais em todas as direções. De grosso modo, são materiais que necessitam de polarização ou não necessariamente.

Onde comprar o Microscópio Petrográfico ou Microscópio Polarizado?

A Laborana® - Equipamentos Científicos, é uma perene empresa de 35 anos de mercado e especializada em microscopia óptica. Oferecendo equipamentos de primeira linha e de renome internacional. Equipamos os melhores e mais modernos laboratórios, clique e conheça alguns de nossos clientes.

Oferecemos além dos melhores equipamentos à um excelente custo-benefício o treinamento com professor especialista. Conheça nesse link a nossa linha de microscópio petrográfico, microscópio com polarização.

Entre em contato e receba nossa consultoria técnica.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.

Tópicos Relacionados de interesse:

Clique aqui e acesse o nosso catálogo completo de Microscópio Polarizado.

Artigos Relacionados: