18/01/2022

Diferenças entre um Microscópio Biológico e um Microscópio Metalográfico


Compartilhe:

Diferenças entre um Microscópio Biológico e um Microscópio Metalográfico

Objetivas do microscópio biológico vs. metalográfico

Os microscópios compostos são divididos em duas categorias principais, dependendo do tipo de amostra e do caminho da luz usado para examiná-la. Os microscópios biológicos típicos são projetados para olhar através da amostra, com a luz brilhando através da amostra - isso é chamado de iluminação diascópica. As amostras são muito finas e transparentes ou translúcidas.

Amostras opacas são examinadas com luz de cima da amostra que é refletida de volta - isso é chamado de iluminação episcópica. Essas amostras são vistas com microscópios metalogáfico em metalurgia, engenharia, fabricação, controle de qualidade industrial e outras aplicações.

As objetivas para essas duas categorias são distintas e estão marcados no corpo da lente objetiva. A sigla BD indica que uma objetiva de microscópio é destinada à iluminação de campo claro/campo escuro, em inglês Bright/Dark "Field" uma técnica padrão em microscopia de luz refletida. (As objetivas de luz refletida BD também costumam ter uma montagem mais robusta para acomodar o caminho de luz adicional. Essas lentes não se encaixam no revólver padrão).Já a sigla EPI indica que esta objetiva de microscópio é usada para epi-iluminação. Imediatamente após o símbolo do infinito, há "/0" - isso significa que a objetiva deve ser usada sem lamínula. Essa também é a principal diferença no design das objetivas do microscópio de luz refletida.

As objetivas biológicas, a não ser que sejam indicadas para imersão em água, serão projetadas para incluir uma lamínula entre a amostra. Após o símbolo do infinito, a marcação geralmente diz "/0,17" - esta é a espessura padrão de uma lamínula. Se estiver usando um sistema de comprimento de tubo fixo, as marcações mostrarão "160/0,17" ou "170/0,17". Se a amostra não tiver lamínula, não será perceptível em baixa potência de 4x e 10x. No entanto, em 40x e acima, 0,17 é crucial e a imagem resultante é muito ruim sem a lamínula no lugar.

Quanto as aplicações:

Microscópios metalográficos

Os microscópios metalográficos podem ser usados para inspeção metalográfica e controle de qualidade incluindo metais, cerâmicas e outros materiais (amostras não biológicas).

Microscópio biológico:

Patologia, botânica, zoologia, histologia, citologia, entomologia, morfologia, análises clínicas e qualquer outro uso biológico, incluindo pesquisa científica, uso didático, etc.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.