25/02/2022

O Software para Microscopia - Software para Microscópios.


Compartilhe:

Introdução

A interconectividade entre os acessórios e o microscópio óptico composto, se sofisticou nitidamente nos últimos anos. A medida que o avanço tecnológico da área informática se desenvolveu, a microscopia seguiu os mesmo passos e desenvolveu recursos digitais, integrativos. No princípio, quando a microscopia óptica ainda era bastante incipiente, para se fazer uma publicação ou um laudo, normalmente se utilizava o recurso do desenho, mas obviamente que esse método manual foi ficando obsoleto com o passar do tempo. Hoje os único desenhos da área de microscopia que se faz, é com um recurso de câmara clara para microscópio estereoscópicos, mas esse tema terá um artigo dedicado posteriomente para a sua explanação.

Depois vieram as máquinas fotográficas convencionais analógicas, que já permitiam a partir de adaptadores complexos a captura de fotos, apesar que com diversas limitações, era possível que alguns pesquisadores mais privilegiados pudessem fazer conteúdos científicos ilustrados, para livros, revistas especializadas de ciência, etc. Ao passar do tempo, na microscopia óptica os microscópios trinoculares começaram a fazer parte da vida dos pesquisadores e passou para outras áreas, tais como análises clínicas, didática e ensino, controle de qualidade industrial, formação de banco de dados de imagens, etc.

O aprimoramento

Tais equipamentos foram se aprimorando com o passar do tempo, até que as câmeras digitais que tinham seu uso limitado para a captura de imagens e eram munidos de adaptadores complexos e difíceis de manejar, por câmeras especialmente desenvolvidas para microscópios, mais leves e mais modernas. (Visto que um problema enfrentado nas câmeras convencionais semi e profissionais era o seu peso, o que precisava de adaptadores normalmente bastante desajeitados).

Essas câmeras próprias para microscopia tinham diversas vantagens, como se pode citar recursos mais avançados do que apenas captura de imagens. O uso do software permitiu por exemplo: Elaboração de vídeos, formação mais fácil e interativa de banco de dados de imagens, comparações, revisões, edições, pontos de interesse, legendas, medições, contrastes luminosos, edição de cores e saturação em tempo real, dentre outras características.

As vantagens

As câmeras puderam ser conectadas à recursos universais de tecnologia, como computadores e os softwares foram se tornando mais leves e fluidos, com interfaces cada vez mais amigáveis e intuitivas, exigindo cada vez menos computadores superpotentes o que também democratizou o seu uso. Entradas USB e HDMI hoje são as entradas mais utlizadas.

Algumas câmeras com softwares embutidos, não precisam nem de instalação em um sistema operacional, podem ser conectadas diretamente em um monitor, ou uma tv, e a partir de um mouse pode se acessar todos os recursos mencionados anteriormente.

Os softwares permitiram que a integralidade entre microscópio e o mundo digital ocorresse, e portanto, é chamado hoje de microscópio digital. Esse microscópio digital é um equipamento cibernético e moderno.

Os softwares para microscópio, hoje são peça fundamental em laboratórios, que prezem pela eficiência e excelência. Devido aos recursos de funcionamento que realmente dão um importante passo a frente em relação aos equipamentos menos conectados.

Seus usos são:

Microscópio metalográfico, ou microscopia de materiais, para controle de qualidade industrial. (Entenda mais sobre esse tópico, clicando nesse link.)

Microscópio petrográfico ou de polarização, para controle de qualidade industrial e pesquisa científica. (Entenda mais sobre esse tópico, clicando nesse link.)

Microscópio Biológico, para análises clínicas, publicações científicas, laudos, livros,ensino e didática. (Entenda mais sobre esse tópico, clicando nesse link.)

Microscópio Estereoscópico, para análises biológicas e não biológicas de materiais específicos. (Entenda mais sobre esse tópico, clicando nesse link.)

Conclusão:

Os softwares para microscopia são acessórios que permitem ao usuário uma infinidade de recursos avançados, propiciando a integração entre o instrumento óptico e as ferramentas digitais. Os softwares são, portanto, facilitadores e uma evolução na microscopia óptica, sendo peça fundamental nos laboratórios mais modernos e tecnológicos do Brasil e do mundo.

Onde comprar?

Laborana® - Equipamentos Científicos, dispomos de diversas câmeras para microscópio com software, compre com quem tem experiência e respaldo técnico, treinamento e produtos de qualidade óptica superior.

São milhares de clientes satisfeitos no Brasil e no Exterior. Entre em contato com a nossa consultoria técnica.

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.