11/08/2021

Microscópio Invertido, entenda o seu uso e suas aplicações.


Compartilhe:

O MICROSCÓPIO INVERTIDO, PARA QUE SERVE?

Um microscópio invertido é um microscópio com a sua fonte de luz e um condensador na parte superior, acima da fase que aponta para baixo, enquanto que as objetivas e torre estão abaixo da fase apontando para cima. Foi inventado em 1850 por Lawrence J. Smith.

Construção:

O estágio de um microscópio invertido geralmente é fixo, e o foco é ajustado movendo a lente objetiva ao longo de um eixo vertical para trazê-lo para mais perto ou mais longe da amostra. O mecanismo de foco tipicamente tem um botão concêntrico duplo para ajusto macro e ajuste fino.

Dependendo do tamanho do microscópio, costuma ter de 4 a 6 objetivas de diferentes ampliações e pode ser dotado de uma torre rotativa conhecida como uma peça de nariz. Estes microscópios também podem ser equipados com acessórios e câmeras de vídeo, iluminação de fluorescência, confocal e muitas outras características.

Microscópio Biológico invertido, Aplicações biológicas:

Microscópios biológicos invertidos são úteis para a observação de células vivas ou organismos na parte inferior de um recipiente maior (por exemplo, um frasco de cultura de tecido, ou uma placa de petri) sob condições mais naturais do que numa lâmina de vidro, como é o caso com um microscópio convencional.

Micromanipulação:

Microscópios invertidos são utilizados em aplicações onde é necessário micromanipulação no espaço acima da amostra, de forma a utilizar diminutas ferramentas para a manipulação. Já em aplicações metalúrgicas podem ser usadas amostras polidas onde pode ser colocado em cima da mesa do microscópio e visto a partir de baixo usando objetivas refletoras.

Microscópio Metalográfico Invertido:

Para que é indicado o Microscópio Metalográfico Invertido?

É um tipo de microscópio para uso no controle de qualidade e produção nos processos industriais. Com ele, é possível fazer medições dos componentes mecânicos e eletrônicos, análise óptica  de metais e controle de superfície. Se diferencia do microscópio metalográfico vertical, por fornecer maior aporte à amostras, não se limitando ao espaço de trabalho do modelo vertical, é possível posicionar uma amostra grande e ser analisada com comodidade, viabilizando muitas análises sem precisar seccionar a peça, o que por vezes, inclusive, não é adequado ao processo.

De acordo com o propósito de uso, existem múltiplas variedades dependendo do tipo de objetivas, oculares, aumento máximo permitido, enfoque, etc. Este tipo de microscópio difere dos biológicos no qual o objeto a se estudar ilumina com luz refletida, já que as amostras cristalográficas são opacas à luz.

Como funciona o microscópio Metalográfico?

Seu funcionamento está baseado na reflexão de um feixe de luz horizontal que vem da fonte, onde a reflexão é produzida, por meio de um refletor de vidro plano, para baixo, através da objetiva do microscópio sobre a superfície da amostra. Parte desta luz incidente, refletida da superfície da amostra se amplificará ao passar através do sistema inferior de lentes, chegará na objetiva e continuará para cima, através do refletor de vidro plano; depois, novamente se amplificará no sistema superior de lentes (ocular).

Câmera, Software e o porquê torna as análises melhores:

A câmera acoplada ao tubo trinocular do microscópio possibilita gravar vídeos e capturar fotos, desta forma o usuário pode editar, criar um banco de dados profissional e fazer medições de diversas formas. Se quiser adquirir um sistema digital de câmera e software de qualidade

Conheça a linha:

https://laborana.com.br/câmerasdemicroscopia

Como escolher o melhor equipamento?

O indicado é analisar o custo benefício, ou seja, o que oferece o equipamento/quanto custa.

Dependendo do seu tipo de análise o equipamento deverá ser mais robusto, ter a platina maior, ser invertido e outras configurações possíveis.

A atenção na hora de comprar um equipamento, se deve na escolha do local da compra, um equipamento científico deve contar com pós-venda e preferencialmente experiência técnica do consultor de vendas para ajudar no processo.

A Laborana com 35 anos de mercado é confiável e tradicional no ramo, tendo equipamentos primeira linha.

Alguma dúvida sobre  Microscópio Invertido? Entre em contato;

 

Treinamento, instalação e certificação para capacitação profissional:

Treinamento qualificado com certificado paratodo o Brasil, software e curso de microscopia e instalação. Professor engenheiro com mais de 30 anos de experiência em microscopia.

Nossa linha de microscópios invertidos:

https://laborana.com.br/microscopios-invertidos

Escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.