02/02/2022

Guia prático para comprar um microscópio óptico.


Compartilhe:

Guia prático para comprar um microscópio óptico.

O microscópio óptico composto, com o tempo foi se sofisticando cada vez mais, isso aumentou a quantidade de itens a serem analisados para uma aquisição. São diversos os tipos e esse guia tem como intuito servir de um norte para a tomada de decisões, embora nenhum guia possa substituir de verdade uma consultoria técnica de vendas, sendo assim, qualquer dúvida entre em contato conosco aqui.

O primeiro passo é entender a finalidade, saber disso já auxilia bastante nos outros tópicos. Isto é, qual o material a ser analisado, será necessário acessórios anexos ou um modelo mais sofisticado, será usado como microscópio de rotina? Em caso positivo o microscópio obrigatoriamente deve ter robustez e qualidade nas suas partes mecânicas, se não pode se desgastar precocemente gerando problemas que depois será mais difícil de resolver.

Quanto à finalidade:

Amostras biológicas que precisem ser colocadas em lâminas e lamínulas, isto é: citologia, análises clínicas, hematologia, histologia, morfologia, parasitologia, patologia, uso didático, etc. Deve ser usado um microscópio biológico.

Amostras biológicas ou não biológicas que não precisem ser colocadas em lâminas, nesse caso, a recomendação é de um estereomicroscópio, ainda chamado de microscópio estereoscópico ou microscópio lupa. Dessa forma um inseto, uma folha, uma pedra, um circuito eletrônico, uma amostra metálica, pode ser posicionada diretamente nesse tipo de microscópio, a diferença é que é um tipo de microscópio com apenas uma lente objetiva e normalmente munido de zoom, o aumento é menor, mas ele aceita melhor amostra s tridimensionais.

Amostras não biológicas metálicas, microscópio metalográfico.

Amostras que conferem refração luminosa, como cristais, plásticos e outros polímeros precisam de um microscópio petrográfico com polarização ou microscópio metalográfico com polarização.

Quanto à posição do microscópio e a fonte de luz para a amostra.

Os microscópios podem ser verticais (que é o mais convencional) ou invertido, de luz transmitida ou refletida, ou ainda conter os dois tipos. Entenda quando um microscópio invertido deve ser utilizado nesse artigo dedicado ao tema. Quanto ao estereomicroscópio, a depender do tamanho da amostra é necessário um cabeçote articulado em uma mesa maior, para acomodar amostras extragrandes.

Quanto ao número de oculares no cabeçote.

Resumidamente; microscópio monocular é mais indicado para escolas, microscópio binocular é o mais tradicional nos dias de hoje, também consegue acomodar muito mais acessórios e por isso é destinado à profissionais, industrias para controle de qualidade e universidades. Já no caso do microscópio trinocular, existe mais um tubo, para acoplar uma câmera, tablet, etc. Consulte aqui nesse artigo mais detalhes sobre o microscópio com câmera e nesse artigo a diferença mais detalhada entre o número de oculares de um cabeçote.

Quanto ao contraste.

Campo claro (tipo convencional), campo escuro, contraste de fase, fluorescência. Tais subtipos são definitivamente mais complexos, portanto existem artigos dedicados a cada um desses temas nesse blog que discorre com mais pormenores as técnicas elencadas.

Quanto aos acessórios:

Microscópios podem ter muitos filtros, e acessórios. Importante salientar que microscópios com sistema óptico de correção infinita melhoram as aberrações ópticas e por essa razão são uma opção melhor para receber acessórios ópticos, de qualquer tipo. Câmeras com software para medição, edição, banco de dados, laudos e publicações precisam de um microscópio trinocular e um adaptador dedicado.

Quanto ao custo-benefício:

Os microscópio precisam ter qualidade óptica em primeiro lugar, à um preço justo e acessível. Nós da Laborana® temos essa missão. Vender soluções, qualidade e tecnologia de padrão internacional com respaldo técnico. Compre com quem tem experiência de 35 anos vendendo tecnologia aos melhores pesquisadores, centros de pesquisa, universidades e indústrias. Clique aqui e veja alguns de nossos clientes.

Clique e entre em contato com a nossa equipe técnica de vendas.

 Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.