23/04/2024

Como escolher um bom microscópio? Qual é o mais adequado para mim?


Compartilhe:

Como escolher um bom microscópio?

Uma breve introdução aos microscópios

O microscópio é um dos instrumentos de laboratório essenciais que ajudam a examinar objetos e amostras que não podem ser vistos a olho nu. O instrumento óptico amplia a amostra em múltiplas dimensões, tornando-a visível aos nossos olhos.

Devido à sua capacidade de produzir imagens de espécimes de alta qualidade, altamente resolvidas, nítidas e ampliadas, os microscópios são amplamente utilizados em muitas áreas. Tem aplicações em ciências da vida (como microbiologia, biologia molecular e biologia celular), química, manufatura, petrologia, grafologia, etc.

Vários microscópios foram projetados e estão disponíveis no mercado para atender a diferentes aplicações. Cada microscópio possui diferentes recursos, funções e capacidades operacionais. Portanto, comprar um microscópio é um processo que envolve etapas para decidir qual microscópio será adequado para o fluxo de trabalho e aplicações do seu laboratório.

Este guia de compra de microscópios cobre brevemente os tipos de microscópios e suas características. Também destaca os fatores a serem considerados ao adquirir o microscópio “certo”.

Tipos de microscópios

Abaixo está uma lista de cinco tipos de microscópios, seus princípios de funcionamento e suas aplicações

Microscópio Simples ou Monocular

Um microscópio simples/ Monocular possui uma única lente convexa com uma pequena distância focal. É chamado de microscópio simples porque possui apenas uma lente para ampliar objetos.

As aplicações incluem:

É amplamente utilizado em laboratórios escolares e faculdades para realizar experimentos.

Diferentes doenças de pele podem ser identificadas usando um microscópio simples. Portanto, é uma ferramenta útil também para dermatologistas.

Diagrama ilustrativo de um microscópio simples

Microscópio Composto

O microscópio composto pode ser biológico, metalográfico, etc. combina duas partes ópticas (lente objetiva e ocular) e lentes. O microscópio possui mais de uma lente, por isso ajuda a observar o pequeno espécime e não seus detalhes em maior ampliação.

É usado em laboratórios forenses, metalurgia, escolas, estações de tratamento de águas residuais, histologia e patologia e laboratórios veterinários.

As amostras que podem ser estudadas usando o microscópio são células de animais ou plantas bactérias, algas, vírus, células sanguíneas, parasitas e seções finas de órgãos. microscópio composto biológico, no caso.

Microscópio estéreo, Estereomicroscópio ou Microscópio Lupa

Um microscópio estéreo ou de dissecação fornece uma visão tridimensional de um espécime ou amostra e possui lentes objetivas e oculares separadas.

É usado principalmente para amostras maiores visualizadas a olho nu e seguradas nas mãos, como pequenas plantas, espécimes de animais e amostras de solo.

Aplicações ex:

artefatos e moedas históricas.

Utilizado em microcirurgias.

Para estudar estruturas cristalinas.

Microscópio estéreo

Microscópio Polarizador

O microscópio usa luz polarizada com luz refletida ou transmitida para visualizar os objetos. Possui um polarizador para permitir a passagem de apenas uma determinada onda de luz e um analisador para iluminar a amostra, determinando a quantidade e o caminho da luz até as amostras. É mais adequado ao trabalhar com materiais birrefringentes.

 

O microscópio é usado principalmente por petrólogos, geólogos, químicos e indústrias farmacêuticas em diferentes ensaios.

 

Microscópio polarizador

 

 

Microscópio Invertido

Neste microscópio, o condensador e as lentes objetivas estão presentes acima da platina da amostra, apontando para baixo, enquanto a torre e a objetiva estão presentes abaixo da platina da amostra, apontando para cima. O sistema está na ordem oposta do microscópio normal.

O microscópio invertido fornece ampliação de 40x, 100x e frequentemente 200x e 400x.[3] Eles são usados para imagens de células vivas, fertilização in vitro, microbiologia, neurociência e estudos de biologia celular. Comercialmente, esses microscópios estão disponíveis como microscópios biológicos invertidos ou microscópios metalúrgicos invertidos.

Microscópio invertido

Comprando o microscópio certo: fatores a serem considerados

Como os microscópios têm designs e aplicações diferentes, certos recursos e fatores ajudarão a restringir suas escolhas e a fornecer o microscópio certo para seu experimento.

Microscópio composto ou estéreo?

Os microscópios compostos geralmente têm de 3 a 5 lentes objetivas para ampliar objetos de 40x a 400x,[5] e alguns podem ir até 1600x de ampliação. Assim, o microscópio é adequado para observar pequenos organismos e células, como bactérias, espuma de lago, amostras de sangue e organismos aquáticos.[6] O microscópio ajuda a obter detalhes da amostra com maior ampliação.

No entanto, a preparação da amostra para um microscópio composto requer muito tempo devido à montagem e aos procedimentos frequentes de coloração.

O microscópio estéreo tem uma ampliação menor em comparação com o microscópio composto. Eles podem ampliar objetos em até 5x-60x. No entanto, uma ampliação de 160x pode ser obtida usando um microscópio estéreo e empregando diferentes acessórios de microscópio.

Devido à sua menor ampliação, os estereomicroscópios são adequados para estudar espécimes ou organismos maiores, como besouros, insetos, gemas, solo e pequenas plantas e animais. Este microscópio requer configuração mínima ou nenhuma configuração da amostra e, portanto, também pode ser usado por crianças pequenas para aprender o funcionamento de um microscópio.

O tipo de fonte de luz

Muitos tipos de luzes são acoplados a microscópios projetados para servir a propósitos específicos. Abaixo está uma lista de quatro fontes de luz com recursos como calor, vida útil da lâmpada e precisão de cores a serem considerados antes de comprar um microscópio.

LED (microscópios portáteis): produz luz fria e brilhante sem calor e também vem com um reostato variável ou dimmer para ajustar a intensidade conforme necessário nos experimentos. A lâmpada tem uma vida útil longa e é barata. Além disso, quando usado com baterias recarregáveis, pode ser usado como microscópio portátil para estudos de campo ou em locais onde a eletricidade é um problema.[6]

Halogênio: Produz uma luz branca forte, aquece rapidamente e vem com um dimmer ou reostato variável para ajustar sua intensidade conforme necessário.[5] Tem prazo de validade médio e pode ser facilmente substituído. O halogênio é uma fonte de luz padrão encontrada em todos os microscópios Omano e de pedestal.[6]

Luz de tungstênio/incandescente: fornece iluminações básicas e vem no microscópio básico. Fornece luz branca quente e aquece rapidamente. No entanto, ele não vem com sistema dimmer, tem vida curta e é barato, mas é difícil encontrar um substituto.[5] As fontes de luz de tungstênio raramente são usadas em modelos mais recentes de microscópios.[6]

Luz Fluorescente: Produz luz branca com menos calor. Tem um prazo de validade baixo e é normalmente observado em microscópios especializados ou epifluorescentes. Existem também luzes fluorescentes em anel usadas como fonte de luz adicional em microscópios estéreo. Os microscópios fluorescentes são usados principalmente em experimentos biológicos de alto rendimento quando é necessário observar um componente específico, parte de uma amostra ou vias metabólicas.

Ampliação

A ampliação de um microscópio é decidida por dois fatores: a lente objetiva e a ocular do microscópio. Assim, para obter o poder de ampliação total de um microscópio, os valores desses dois fatores são multiplicados.

Por exemplo, se você observar através de um microscópio com ocular 10x e lente objetiva 10x, sua ampliação total será 10x X 10x = 100x.

Normalmente, um microscópio composto vem com quatro lentes objetivas: 4x, 10x, 40x e 100x; no entanto, cinco lentes objetivas também estão disponíveis em alguns.

Os microscópios geralmente vêm com três tipos de ocular: monocular, binocular e trinocular. Os microscópios monoculares têm uma ocular, os microscópios binoculares têm duas e os microscópios trinoculares têm duas oculares com um terceiro tubo ocular para fixar uma câmera em experimentos de ponta para fins de imagem digital, ensino ou demonstração. Também pode ser um vídeo microscópio digital com tela LCD.

 

Qualidade

A qualidade é um dos fatores essenciais que você deve observar ao comprar um microscópio. É verificado principalmente em termos de fonte de luz ou iluminação, construção e lentes fixadas no microscópio.

Uma variedade de microscópios está disponível no mercado, desde plásticos baratos até corpos metálicos que proporcionam resistência e aumentam a durabilidade. Microscópios com construção fraca quebram facilmente; portanto, compre de um fornecedor ou vendedor verificado para garantir que está obtendo boa qualidade. Saiba mais sobre a Laborana.

 

Aplicação

Antes de comprar um microscópio, pense em qual fluxo de trabalho você precisa realizar. Isso irá ajudá-lo a escolher a microscopia certa para a sua rotina de trabalho.

Ao trabalhar com amostras pequenas, é necessário um microscópio composto. Mas diferentes microscópios compostos funcionam em diferentes métodos de microscopia. Então, como você escolhe o melhor para o seu uso?

Uma equipe técnica especializada em microscopia, poderá auxiliar e oferecer o melhor equipamento para cada usuário.

 

Conclusão

Os microscópios são instrumentos laboratoriais essenciais que auxiliam em vários fluxos de trabalho e ensaios laboratoriais. Diferentes microscópios estão disponíveis hoje, projetados para atender aplicações específicas, como visualização de células e componentes celulares.

Você deve considerar vários fatores ao comprar um microscópio, especialmente se quiser escolher o microscópio certo. Por exemplo, a faixa de ampliação do microscópio, o tipo de amostra com a qual você está trabalhando, seu orçamento, a qualidade do microscópio e a finalidade para a qual você precisa do microscópio.

Se você está procurando um microscópio de alta qualidade para o seu trabalho de laboratório, A Laborana – Equipamentos Científicos é uma boa escolha, porque temos uma ampla variedade de microscópios com recursos de alta tecnologia e software atualizado. Saiba mais sobre a Laborana clicando aqui.

Acesse aqui os nossos microscópios

Solicite aqui um orçamento

Treinamento para capacitação profissional com emissão nominal de certificado

Conheça aqui alguns de nossos clientes.

 

Artigo escrito por Thiago Lioi, CRBio 094181/01-D, todos os direitos reservados à Laborana, é proibida a cópia.